Chega a seis o número de mortes em função da gripe A no RS


O Centro Estadual de Vigilância em Saúde confirmou que subiu para seis o número de mortes em função da gripe A no Rio Grande do Sul, em 2011. Desde janeiro, 20 casos da doença se confirmaram, cinco deles de terça-feira para cá.

De acordo com o último relatório, os últimos óbitos envolveram um funcionário público de 54 anos, morador de Cachoira do Sul, não vacinado, e uma mulher de 68 anos, que vivia em Santa Cruz do Sul e também não se imunizou.

O diagnóstico de gripe A também foi confirmado em três pacientes internados em Santa Cruz do Sul: uma mulher de 52 anos, não vacinada, portadora de hipertensão; uma jovem de 19 anos, não vacinada, que teve alta hospitalar nesta sexta, e um bebê de cinco meses, não vacinado, que também já recebeu alta.

Das 349 casos suspeitas de gripe A notificadas até agora, 244 foram descartadas e 85 seguem esperando laudo do Laboratório Central do Estado.

A Secretaria da Saúde reiterou que o Rio Grande do Sul recebe, na semana que vem, 300 mil vacinas monovalentes contra a gripe A (H1N1), remanejadas a partir de estoques dos Estados do Pará e de Alagoas. As doses devem ser distribuídas pelas Coordenadorias Regionais de Saúde de acordo com o porte populacional, com ênfase nas regiões que já registraram circulação viral. O Centro Estadual de Vigilância em Saúde esclarece que a vacina é diferente da aplicada durante a campanha contra a influenza deste ano, que protege contra dois tipos de gripe comum além da gripe A.

O Rio Grande do Sul dispõe, ainda, de 350 mil tratamentos com o antiviral oseltamivir, o genérico do Tamiflu, que pode ser aplicado a pessoas de grupos de risco ou portadores de doença crônica que apresentem sintomas de gripe A, sem a necessidade de comprovação do quadro viral no Laboratório Central do Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas