Um em cada cinco motoristas com CNH suspensa dirige em Porto Alegre


Um em cada cinco condutores com a carteira de habilitação suspensa, no Rio Grande do Sul, dirige em Porto Alegre. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), dos 7.336 motoristas com o documento desabilitado, 1.530 trafegam de forma irregular nas ruas da Capital. No Interior, o maior número de condutores com a CNH suspensa está em Caxias do Sul (405). Canoas (281), Novo Hamburgo (250) e Gravataí (231) aparecem em seguida. Outras cidades, como Tio Hugo, Picada Café, Tupandi e Vila Nova do Sul possuem apenas um condutor em situação ilegal.

A Brigada Militar (BM) vai notificar pessoalmente, a partir da próxima semana, os mais de 7 mil condutores que tiveram o documento cassado em função do excesso de infrações de trânsito. Um termo de cooperação técnica entre o Detran e a BM foi assinado, nessa tarde, no Palácio Piratini, para que os PMs enviem documentos intimando os motoristas a entregarem a CNH. Eles terão 30 dias para entregar as intimações.

A partir da notificação, o prazo é de 48 horas para que o condutor se apresente no Centro de Formação de Condutores (CFC), sob pena de ser enquadrado em crime de desobediência. Todos os que descumprirem a notificação terão os processos remetidos ao Ministério Público. A pena, no fim do processo, pode variar de 15 dias a seis meses de detenção e multa.

Comandante da Brigada Militar, o coronel Sergio Roberto de Abreu, garante que os PMs não deixarão de fazer as atividades normais de policiamento. Ele defendeu, inclusive, que a necessidade de as viaturas circularem pelas ruas para que as notificações sejam entregues vai aumentar, no cidadão, a sensação de segurança.

Comentários

Postagens mais visitadas