Quase dois mil veículos argentinos ainda aguardam aval para cruzar as fronteiras gaúchas


Pelo menos 1690 automóveis da General Motors, fabricados na Argentina, continuam esperando aval para deixar o Porto de Rio Grande, no Sul do Estado. Mil veículos, retidos desde o dia 11, no pátio automotivo do porto, vieram de navio e o restante por meio terrestre. Ainda não há previsão de quando o governo brasileiro vai autorizar a entrada dos veículos em território nacional.

Já na aduana do Porto Seco de Uruguaiana, cerca de 200 veículos esperam a licença de importação. No fim de semana, 26 caminhões-cegonha carregados com automóveis montados na Argentina foram liberado para entrar no Brasil. Ainda não há previsão de quando os outros 26 caminhões ainda parados poderão deixar o Porto Seco.

Na última sexta-feira, Brasil e Argentina decidiram flexibilizar as barreiras impostas à importação. O governo argentino prometeu liberar a entrada de baterias, pneus e calçados brasileiros. Já no país, modelos de veículos devem ter importação colocada em licença automática, a fim de facilitar a passagem.

De acordo com o inspetor chefe da Receita Federal, Marco Antonio Medeiros, as licenças de importação devem ser concedidas pelo Departamento de Operações de Comércio Exterior (DECEX) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Cada tipo de veículo precisa de uma autorização específica, por isso ocorre demora no processo.

Comentários

Postagens mais visitadas