Metade dos veículos retidos na fronteira gaúcha deve ser liberada até amanhã


Pelo menos metade dos 52 caminhões retidos no Porto Seco de Uruguaiana, desde o dia 11, deve ser liberada para cruzar a fronteira até amanhã. De acordo com o delegado regional da Receita Federal, Jorge Luiz Hergessel, o problema agora é que cada tipo de veículo, de passeio ou de carga, precisa de uma liberação especifíca. A licença deve ser deferida pela Secretaria de Comércio Exterior, orgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A Receita Federal só pode autorizar a entrada dos veículos no Brasil depois de receber as guias de importação autorizadas.

Com a flexibilização das sanções impostas pelo governo brasileiro à Argentina, este processo será agilizado, de acordo com a Receita Federal. Entre os cerca de 400 veículos parados na fronteira estão carros, caminhonetes e utilitários das marcas Volkswagen, Toyota, Peugeot e Renault.

Ontem, Brasil e Argentina decidiram flexibilizar as barreiras impostas a alguns produtos como um "gesto de boa vontade". O governo brasileiro prometeu voltar a colocar em licença automática a importação de alguns modelos de veículos, enquanto o governo argentino confirmou que vai liberar a entrada de baterias, pneus e calçados fabricados no Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas