Mais de 3,5 mil veículos argentinos estão parados no porto de Rio Grande

Pelo menos 3.560 automóveis da General Motors continuam esperando aval para deixar o Porto de Rio Grande, no Sul do Estado. Nessa tarde, novo carregamento vindo do exterior chegou de navio ao local. São 800 carros do modelo Agile, fabricados na Argentina, e outras 800 caminhonetes do modelo Captiva, fabricados no México. Os veículos vindo do México devem receber as licenças de importação em, no máximo, três dias.

Já os cerca de 2.760 automóveis fabricados na Argentina devem aguardar mais tempo para sair do pátio automotivo do porto. As guias de importação estão sendo emitidas em ritmo mais lento pelo Departamento de Operações de Comércio Exterior (DECEX), orgão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Desde o dia 11 de maio, o Brasil retém os veículos argentinos em resposta a sanções impostas pelo país vizinho a produtos alimentícios brasileiros.

Já na aduana do Porto Seco de Uruguaiana, cerca de 200 veículos esperam a licença de importação. Na última sexta-feira, Brasil e Argentina decidiram flexibilizar as barreiras impostas à importação. Porém, na prática o acordo não agilizou a emissão das guias de importação para veículos fabricados no país vizinho.

Comentários

Postagens mais visitadas