Impasse econômico entre Brasil e Argentina deve superlotar o porto de Rio Grande

A chegada de um navio com mais de dois mil carros importados, nesta sexta-feira, deve superlotar o pátio automotivo do Porto de Rio Grande, no Sul do Estado. O número de veículos retidos no local superou 3,6 mil, nas últimas horas. A capacidade de retenção de automóveis no porto é de cinco mil unidades. A direção do complexo espera liberar, até amanhã, pelo menos um número de veículos suficiente para desafogar o pátio. Outras alternativas começaram a ser estudadas pela administração portuária.

Aguardam a licença de importação para entrar no Brasil 2.760 unidades fabricadas da Argentina e 846 produzidas no México. Os mexicanos devem receber licença para entrar no País até o fim da semana. Já as guias de importação dos veículos argentinos continuam sendo emitidas pelo Departamento de Operações de Comércio Exterior (DECEX), orgão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Na aduana do Porto Seco de Uruguaiana, cerca de 200 veículos esperam liberação para importação. Na última sexta-feira, Brasil e Argentina decidiram flexibilizar as barreiras impostas à entrada de produtos. Porém, na prática, o acordo não agilizou a emissão das guias de importação para veículos fabricados no país vizinho. O prazo para concessão de licenças é de até 60 dias, conforme uma portaria do MDIC.

Comentários

Postagens mais visitadas