Estado passa a contar com mais de 500 armas não-letais


A Segurança Pública do Rio Grande do Sul passa a contar, a partir de sexta-feira, com mais de 500 armas de tiro não-letal, as conhecidas Taser. De acordo com o chefe do Centro de Material Bélico da Brigada Militar, major Erico Flores, na próxima sexta-feira serão entregues à BM 190 unidades. Os equipamentos se somarão aos 300 já existentes e em utilização pelos policiais militares. Outras 20 armas não letais serão entregues à Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) para serem por usadas pelos agentes penitenciários. As armas custaram R$ 18 mil.

O major Flores reforçou que a Taser não foi criada para ser usada em ocorrências com grande volume de pessoas, como shows e jogos de futebol. A arma é empregada em ocorrências que envolvam, no máximo, duas pessoas. Um tiro disparado pela arma é capaz de imoblizar uma pessoa, sem deixar sequelas ou ferimentos graves. PMs passam por duas semanas de treinamento para poder usar a arma não-letal.

O equipamento começou a ser usado no Rio Grande do Sul, em 2009. De acordo com a Brigada Militar, a Taser já serviu para imobilizar portadores de transtorno mental, evitou ocorrências de agressão, homicídios e até suicidios. Os equipamentos serão entregues às instituições na próxima sexta-feira, em ato no Palácio Piratini, com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Comentários

Postagens mais visitadas