Crise fecha escola particular e mais de 160 ficam sem aula na zona Sul da Capital


O Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro-RS) confirmou, nesta tarde, o fechamento em definitivo do Colégio Saint Exupèry, na zona sul de Porto Alegre. De acordo com a entidade sindical, depois de mais de cinco anos de crise, a direção resolveu fechar o estabelecimento. O Colégio deixa de atender, em meio ao ano letivo, 166 alunos de ensino fundamental e médio. Diversas irregularidades foram denunciadas pelo sindicato, desde então, ao Ministério Público do Trabalho, à Justiça do Trabalho e ao Conselho Estadual de Educação (Ceed/RS).

Cerca de 30 professores vinham sendo prejudicados com atrasos salariais e o descumprimento dos direitos trabalhistas, como o recolhimento de FGTS e de INSS. O Saint Exupèry acumula dívidas trabalhistas calculadas em mais de R$ 500 mil. Oito ações coletivas foram protocoladas na Justiça por atrasos e pelo não pagamento de salário aos professores.

A instituição particular de ensino funcionava em um prédio alugado, na rua Cariri, no bairro Assunção, que por falta de pagamento é alvo de ação de despejo. O diretor da escola, Roberto Benjamin do Canto, não foi localizado para explicar a situação. No sábado, uma reunião entre Sindicato, pais de alunos e professores deve definir as medidas a serem tomadas.

Município pode absorver demanda

A secretária municipal da Educação disse que a rede de ensino da Prefeitura tem condições de absorver os alunos da escola Saint Exupèry. Cleci Jurach ressaltou, ainda assim, que em função da localização, a procura das famílias deve ser maior pelas redes estadual e particular.

Comentários

Postagens mais visitadas