Estado publica, na próxima semana, edital da compra definitiva de tornozeleiras para presos


O Estado publica, na semana que vem, o edital para a compra definitiva de tornozeleiras de monitoramento de presos no sistema carcerário gaúcho. De acordo com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), as regras da licitação serão divulgadas, no Diário Oficial, entre terça e quarta-feira. Após a publicação, as empresas terão 15 dias para manifestar interesse. O pregão deve ocorrer em maio.

A intenção da Susepe é adquirir quatro mil equipamentos de monitoramento eletrônico para apenados, até 2014. O edital deste ano se refere à compra dos primeiros mil. O convênio com a empresa que havia cedido os equipamentos de forma emergencial terminou em fevereiro. A experiência começou, em 2010, com 270 apenados utilzando o equipamento.

O juíz da Vara de Execuções Criminais da Região Metropolitana, Sidnei Brzuska, considerou a experiência falha. De acordo com o magistrado, a proposta era criar vagas nos albergues com o emprego da tecnologia. O déficit, segundo Brzuska, se manteve e a Justiça acatou, no fim do ano, uma portaria que previa a liberação de 600 presos do regime aberto para cumprir prisão domiciliar.

Comentários

Postagens mais visitadas