Portal discute na internet poluição visual em Porto Alegre


O portal www.queroverportoalegre.com.br lança na internet um debate sobre a necessidade de diminuir a poluição visual na capítal. O site recebe fotos da população com ruas e fachadas consideradas poluídas visualmente. Além disso, um questionário é disponibilizado para que a comunidade avalie a situação das ruas. Em abril, as fotografias enviadas pelos internautas e as respostas ao questionário serão apresentadas em audiência pública na Câmara de Vereadores.

Segundo o presidente da Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul (APDESIGN), o abuso da apropriação do espaço público não tem limites. Mário Verdi revela que um estudo da associação apontou que em torno de 70% dos outdoors existentes na grande Porto Alegre não estão em conformidade com as leis ou não possuem sequer autorização para instalação. Verdi afirma que o objetivo da campanha é tornar a cidade mais visível para todos. Reforça, ainda, que o movimento pretende primeiro unir elementos da sociedade civil para depois partir para as discussões políticas e, até, revisão de leis sobre o assunto.


Outro cálculo feito pelo portal indica que uma área equivalente ao Parque da Redenção, ou seja, mais de 350 mil metros quadrados, está bloqueada por veículos de publicidade ao ar livre. Verdi avalia que a poluição visual interfere também em aspectos sociais, como saúde e qualidade de vida da população. Estudos indicam, inclusive, que o problema contribuí para disseminação de atos criminosos, como a pichação e a depredação do patrimônio público e privado.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) é a responsável pela fiscalização dos outdoors e de equipamentos de propaganda urbana nas ruas da cidade. O Secretaria informou que promete ouvir todas as solicitações do portal e reforçar a fiscalização. O grupo responsável pelo portal também nomeará 20 agentes de fiscalização populares que atuarão permanentemente na busca e denúncia de locais visualmente poluídos.

Comentários

Postagens mais visitadas