Ministério Público denuncia policial civil que acessou mais de mil vezes, em 15 dias, o Sistema de Consultas Integradas


O Ministério Público denunciou o policial civil Ricardo Prates Zanchi, por utilização indevida do Sistema de Consultas Integradas da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Conforme auditoria da Chefia da Polícia Civil, entre os dias 16 e 31 de outubro de 2007, ele acessou ou facilitou o acesso de pessoas não autorizadas ao sistema 1.315 vezes, enquanto todos os demais usuários da corporação (2.722), realizaram, no mesmo período, 213 acessos. Ele trabalhava em uma equipe das Volantes da Polícia Civil na época do fato e, atualmente, está suspenso da corporação.

De acordo com o promotor de Justiça Renoir da Silva Cunha, Ricardo Zanchi pesquisou, entre outros, testemunhas de um inquérito da Corregedoria da Polícia Civil, no qual ele e outro policial constavam como investigados, tendo sido inclusive presos. Os acessos foram registrados de diversos computadores, entre eles da própria coorporação.

Também foram monitoradas outras pessoas sem qualquer ligação com investigações policiais. Mesmo após sua suspensão e prisão, Zanchi continuou permitindo pesquisas por pessoas não autorizadas, através de sua senha. O policial civil responderá pelo crime de violação do sigilo funcional e em caso de condenação, a pena máxima poderá chegar a seis anos de prisão, além de multa.

Comentários

Postagens mais visitadas