Indústrias fumageiras prometem comprar toda a safra do Vale do Rio Pardo


As principais indústrias de fumo garantiram, nessa tarde, que toda a safra 2010/2011 será comprada dos produtores do Vale do Rio Pardo. Nessa manhã, cerca de 4 mil agricultores protestaram, em diversos municípios da região, contra medidas adotadas pelas indústrias na classificação do fumo para a safra atual e queixaram-se que os valores recebidos estão 30% abaixo dos praticados na safra anterior.

De acordo com o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag), Carlos Joel da Silva, a decisão foi tomada após encontro com representantes das cinco principais indústrias fumageiras de Santa Cruz do Sul. Silva ressaltou que, as empresas estavam pagando menos de R$ 5,00 o quilo do fumo, quando o preço médio negociado era de R$ 6,58 pelo produto.

Durante a manifestação, no centro de Santa Cruz do Sul, os produtores queimaram folhas de tabaco, alegando que o ato representa a desvalorização do produto. Ficou definido, ainda, encontro em abril com representantes das principais indústrias fumageiras (Philip Morris Brasil, JTI, Universal Leaf, Souza Cruz e Alliance One) para negociar a compra da próxima safra.

Segundo a Fetag, a produção de fumo representa quase 70% da economia dos municípios do Vale do Rio Pardo (Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Arroio do Tigre, Vera Cruz e Candelária).

Comentários

Postagens mais visitadas