Estudante que denunciou ter sido agredido por PMs volta para a Bahia nesta quinta-feira


O baiano Helder Santos, estudante de História da Unipampa que saiu de Jaguarão na última quinta-feira, retornará amanhã sua terra natal. Ele sairá ás 18h17 em vôo da Web Jet, partindo do Aeroporto Salgado Filho em direção à Salvador. Da capital baiana ele parte para Feira de Santana, onde será recepcionado pela família. Na sexta-feira, ele terá uma audiência com o reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. O objetivo é garantir que ele possa continuar, ainda neste semestre, cursando o ensino superior.

Após denunciar ter sido vítima de agressão e racismo por parte de policiais militares, o baiano, de 25 anos, sofreu ameaças e deixou a cidade em um carro da universidade, a pedido da secretaria de Justiça e Direitos Humanos. Helder lamenta a falta de apoio por parte do Governo do Estado. Ele esperava que o Governador Tarso Genro se manifestasse sobre sua denúncia. Porém, diz que não guarda mágoas do povo gaúcho e promete voltar em 2014 para a formatura de sua turma da Unipampa. Helder foi convidado a depôr sobre o caso, na manhã desta quinta-feira, na sede da Secretária de Segurança Pública do Rio Grande do Sul.

Pouco antes do embarque, amanhã, representates de diversos movimentos em defesa dos direitos humanos do Rio Grande do Sul farão uma manifestação de apoio ao estudante e em repudio ao racismo e a violência praticados pelos policiais militares. Ontem, o Comando Regional de Polícia Ostensiva do Sul (CRPO Sul) concluiu a sindicância originada pela denúncia do rapaz. Conforme o comandante da BM na região, coronel Flávio da Silva Lopes, foram encontradas evidências de crimes como injúria e lesão corporal. O parecer foi entregue à Promotoria de Justiça que atua junto ao Tribunal de Justiça Militar, na Capital.

Comentários

Postagens mais visitadas