Há 35 dias internado, Moacyr Scliar segue em estado grave


Trinta e cinco dias depois de sofrer um acidente vascular cerebral isquêmico, o escritor Moacyr Scliar segue internado, sem previsão de alta, no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O quadro neurológico não se alterou de forma significativa, desde 17 de janeiro. Scliar permanece sedado, respirando com o auxílio de aparelhos e recebendo tratamento para as intercorrências, problemas que surgem em decorrência do estado de saúde.

Personalidades da cultura e da política gaúcha prestam solidaridade à família da Scliar, através do Twitter. Nesta tarde, o governador Tarso Genro publicou: "Boa tarde! Pensamento positivo e solidariedade. Vamos lutar junto com Moacyr Scliar". Já a ex-governadora Yeda Crusius postou, no início do mês, o desejo de pronta recuperação ao escritor: "Torcendo e enviando toda a energia para nosso Scliar".

A família preferiu não se pronunciar sobre o estado de saúde de Scliar. O filho dele, o fotógrafo Beto Scliar, conversou com a reportagem por telefone mas preferiu não gravar entrevista.

Além de escritor, Scliar é médico especialista em saúde pública e professor universitário. Publicou mais de 70 livros, entre crônicas, contos, ensaios, romances e literatura infanto-juvenil. Em 2003, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras. Entre as obras mais importantes, destacam-se os contos e os romances "O ciclo das águas", "A estranha nação de Rafael Mendes", "O exército de um homem só" e "O centauro no jardim".

Comentários

Postagens mais visitadas