Corag pode ser a primeira gráfica pública a confeccionar carteiras de habilitação no Brasil


A Companhia Riograndense de Artes Gráficas (Corag) pode se tornar a primeira estatal do Brasil a confeccionar carteiras de motorista. A secretária estadual da Administração, Stela Farias, se reuniu, nesta quarta-feira, em Brasília, com diretores do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para avaliar a possibilidade. O orgão federal deve listar, até a próxima semana, as exigências para que a Corag passe a ser uma gráfica de impressão considerada segura. De acordo com Stela, a medida é inédita e vai habilitar a empresa pública a prestar o serviço de impressão das carteiras para outros estados.

A secretária antecipou que a medida pode reduzir o valor da carteira, mesmo que num valor pequeno. O Detran gaúcho nomeou, no início desta semana, um grupo técnico para trabalhar em um levantamento de custos dos ítens que fazem parte da confecção das carteiras, como taxas, valores de horas/aula e outros insumos. O objetivo é avaliar os preços cobrados e apresentar medidas para a redução. O documento hoje custa entre R$ 1,06 mil e R$ 1,6 mil.

A carteira de habilitação é considerada, pelo Denatran, o documento mais dificíl de ser falsificado, o que explica as rígidas exigências técnicas para que uma gráfica possa fazer a impressão. Hoje, só há cinco empresas habilitadas pelo governo federal para o trabalho, todas elas privadas.

Comentários

Postagens mais visitadas