Sobe para sete número oficial de municípios gaúchos em situação de emergência


A Defesa Civil do Estado confirmou que Pedro Osório, no Sul do Estado, é o sétimo município gaúcho a ter oficializado, em Porto Alegre, o decreto de situação de emergência em função da estiagem. De acordo com o prefeito César Couto de Brito (PT), as perdas já superam os R$ 3,5 milhões nos setores da pecuária e agricultura. A produção de gado leiteiro teve queda de mais de 10%. Outras culturas atingidas foram o plantio do milho, soja e da melancia.

Das 200 famílias que vivem na zona rural, mais de 40 ficaram sem o abastecimento de água. A prefeitura solicitou à Defesa Civil Estadual o envio de carros-pipa e cestas básicas para os atingidos. O prefeito reforçou que veio solicitar medidas duradouras para que o problema da estiagem na região não se repita ano após ano. "A questão dos açudes e poços artesianos é fundamental para amenizar o problema. Todos os anos é a mesma coisa, nesta época do ano", lamentou o prefeito.

Os municípios de Candiota, Herval, Pedras Altas, Santana do Livramento, Lavras do Sul e Hulha Negra já formalizaram o pedido de auxílio emergencial ao órgão. Cerrito, Piratini e Pinheiro Machado também relataram perdas, mas ainda não tiveram o decreto de emergência recebido na Capital. Bagé e Aceguá ainda estudam a possibilidade.

Comentários

Postagens mais visitadas