Seca no Sul e no Sudoeste do Estado deve se agravar nas próximas semanas


A situação de seca deve se agravar no decorrer das próximas semanas, nas regiões Sul e Sudoeste do Estado. Segundo a MetSul Meteorologia, a estiagem é consequência do fenômeno La Niña, que é o resfriamento das águas do Pacífico na linha do Equador. Há previsão de chuva isolada na sexta-feira e da entrada de uma frente fria no final de semana, mas os volumes da provável chuva não serão suficientes para aplacar a falta de água.

Nesta tarde, o município de Candiota recebe três pipas de vinil, com 2,5 mil litros de água cada, para auxiliar no combate à estiagem. Os equipamentos devem ser utilizados especialmente na área rural da cidade. Com a homologação do decreto de situação de emergência, a Prefeitura prevê a liberação de R$ 5 milhões para amenizar a situação.

Amanhã, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) promove uma reunião com técnicos da entidade para avaliar um plano de ações emergenciais a fim de auxiliar os municípios em situação de emergência.

Três municípios já decretaram situação de emergência em função da seca: Candiota (Campanha), Pedras Altas e Herval (Sul). A Defesa Civil do Estado estimou que cerca de 600 famílias estejam sem abastecimento de água nas três localidades. Bagé também deve encaminhar o documento à Defesa Civil. O município passou a adotar na segunda-feira um regime de racionamento de água, dividindo o território em duas partes e alternando o abastecimento a cada 12 horas. A ação vai prosseguir até que a situação das chuvas se normalize na região.

Comentários

Postagens mais visitadas