Piratini é o 11º município gaúcho a decretar emergência devido à estiagem



Piratini é o 11° município gaúcho a decretar situação de emergência em função da estiagem que atinge a Metade Sul do Estado, desde o fim de 2010. De acordo com a Defesa Civil, o decreto chegou nesta tarde à sede do orgão, em Porto Alegre. A lista já incluía Candiota, Pedras Altas, Herval, Hulha Negra, Cerrito, Santana do Livramento, Lavras do Sul, Pedro Osório, Bagé e Pinheiro Machado. Outras duas prefeituras - Aceguá e Dom Pedrito - já decretaram emergência mas, na Defesa Civil, só há o registro da Notificação Preliminar de Desastre (Nopred), uma etapa prévia ao decreto.

Ainda em janeiro, os municípios de Jaguarão e Herval decretaram emergência em função de estragos com o granizo. Enxurradas que atingiram o Rio Grande do Sul também levaram a prefeitura de Benjamin Constant do Sul a decretar emergência e os municípios de Três Cachoeiras, Nova Hartz e Terra de Areia a emitir Notificação Preliminar de Desastre.

O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Luis Augusto Lara, foi escalado pelo governador Tarso Genro a pleitear, no Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em Brasília, nesta quarta-feira (19), a ampliação do Programa Bolsa-Família na Metade Sul e solicitar um edital de emergência para a construção de cisternas. A região já perdeu mais de R$ 140 milhões devido à falta de chuva, o que equivale a 1/3 do Produto Interno Bruto (PIB).

Comentários

Postagens mais visitadas