Operação Golfinho chega a quase 1,4 mil salvamentos


Os salva-vidas gaúchos resgataram 1.394 pessoas desde 18 dezembro, quando começou a Operação Golfinho, até 23 de janeiro. Este número representa um acréscimo de 3.04% no número de salvamentos, em relação ao mesmo período no verão passado. A maior parte dos afogamentos ocorreu no litoral Norte – 1.248 –, segundo relatório da Brigada Militar. No litoral Sul, foram realizados 85 salvamentos. Já nas águas internas, 56 pessoas foram retiradas da água.

A praia com maior número de salvamentos é Capão da Canoa: 228. A guarita 76 foi a que mais registrou resgates: 39. Imbé vem logo atrás, com 212. Torres, Arroio do Sal e Nova Tramandaí também tiveram mais de uma centena de afogamentos, 184, 125 e 119 respectivamente.

No litoral Sul, o destaque foi para a praia do Cassino. A Operação Golfinho realizou 63 resgates no local. Somente na guarita número 9, os salva-vidas retiraram 14 pessoas da água. O Balneário Cachoeirinha, em General Câmara, foi o campeão de salvamentos em águas internas. Foram sete casos.

Já em relação as mortes por afogamento, a Operação Golfinho já registrou oito casos, sendo seis no litoral norte e dois no litoral sul. O Comando da Brigada Militar registra como morte apenas os casos ocorridos, após tentativa de salvamento, em locais que tenham guarita de salva-vidas e que as vítimas tenham morrido na areia. Casos em que as pessoas são encaminhadas ao hospital e, posteriormente, falecem não são computados na estatística oficial da operação.

Comentários

Postagens mais visitadas