Operação do MP prende quatro por despejo irregular de cromo em curtumes de Estância Velha


Ministério Público, Delegacia do Meio Ambiente (Dema) e Fundação Estadual de Produção Ambiental (Fepam) já prenderam quatro pessoas, na tarde desta quinta-feira, em uma operação deflagrada para fiscalizar a regularidade de curtumes em Estância Velha, no Vale do Sinos. Duas empresas já foram fiscalizadas. O MP prepara novas ações no Vale do Sinos.

As quatro prisões em flagrante foram motivadas pelos crimes de poluição ambiental e despejo irregular de resíduos de couro “wet blue” com carga de cromo em excesso. De acordo com o promotor Daniel Martini, a operação foi motivada pela mortandade de 20 toneladas de peixes no Rio do Sinos, em dezembro de 2010. Ele reforça que o objetivo é combater o despejo do cortumes nas águas do rio e evitar novos crimes ambientais.

Martini revelou, ainda, que laudo técnico apontou que uma forte carga de poluidora de cromo e cobre, de origem industrial, foi lançada e percorreu o Rio Paranhana, passando pela captação de água bruta de Parobé e atingiu o Sinos. A mistura entre o resíduo químico e o lixo doméstico despejado no local causou redução do oxigênio da água e levou à morte de mais de peixes das espécies grumatãs, cascudos, traíras, lambaris, violas e carás.

Comentários

Postagens mais visitadas