Morre o pianista gaúcho Geraldo Flach


Morreu, nessa tarde, vítima de um câncer, o pianista, compositor e arranjador porto-alegrense Geraldo Flach, de 65 anos. A morte foi confirmada pela ex-esposa e empresária Ângela Flach. Ele vinha lutando contra a doença desde o ano passado e estava internado no Hospital Mãe de Deus. O corpo deverá ser velado, nesta noite, em local ainda a ser definido para família. A possibilidade mais concreta é que seja utilizado o Teatro Renascença. Ele será cremado, amanhã, à tarde.

Ele começou a estudar piano aos cinco anos de idade, com formação erudita até os vinte anos. Foi aluno do maestro alemão Max Brückner, do maestro Roberto Eggers e da pianista Zuleika Rosa Guedes, do Instituto de Belas Artes da Universidade do Rio Grande do Sul.

Geraldo Flach iniciou sua carreira profissional aos 14 anos de idade, tocando em conjuntos de baile. Na década de 1960 formou um trio de piano, baixo e bateria, fazendo várias apresentações, além de ter um programa próprio na Televisão Piratini. Atuou em vários movimentos musicais, entre os quais a Frente Popular Gaúcha de Música Popular e MusicaNossa, no Rio de Janeiro. Tocou piano ao lado de grandes nomes da música brasileira e deu muitos recitais no Brasil e exterior, além de gravar vários discos e receber premiações, direcionando sua música para o terreno popular.

Com vários discos gravados no Brasil e no exterior, Flach era um dos mais premiados músicos do Sul do País. Ele realizou, ainda, dezenas de composições para cinema, dança e especiais de televisão. Flach tem canções gravadas por Emílio Santiago, Elis Regina, Renato Borghetti e Taiguara, entre outros artistas de renome.

Comentários

Postagens mais visitadas