Estiagem: nível do rio do Sinos preocupa autoridades na região Metropolitana


A região Metropolitana de Porto Alegre entrou em alerta para os efeitos da falta de chuva que já atinge o interior do Estado.

Em São Leopoldo, o nível do rio dos Sinos é o menor já registrado nos últimos anos. Em dezembro de 2010, a régua de captação do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) marcava o nível do rio em 2,8 metros. A última medição, de hoje, registrou 1,3 metro. No último verão, em janeiro, o Sinos marcava 3,2 metros. A situação levou a Prefeitura à instaurar um decreto de utilização racional da água. De acordo com o coordenador de Operações do Semae, a previsão de poucas chuvas para o verão pode comprometer o abastecimento na cidade. Roberto Manssur projeta, também, que a qualidade da água fique prejudicada.

Caso o nível do Sinos continue baixando e atinja 0,7 metro, o bombeamento de água se torna impraticável. O quadro é de alerta também nas cidades abastecidas pelo rio Gravataí. A situação do manancial é crítica, principalmente no Passo dos Negros, onde o nível é de 48 milímetros, contra um normal de dois metros.

Em Porto Alegre, ainda não há problemas para o abastecimento, mesmo com o Guaíba a apenas 51 centímetros acima do nível do mar na altura do Parque da Harmonia. Já na Ilha da Pintada, o nível caiu 20 centímetros em apenas 48 horas, de 62 para 42 centímetros. Porém, a equipe técnica do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) garante que, nos pontos onde ocorre a captação, a situação segue sob controle, sem risco de desabastecimento.

Comentários

Postagens mais visitadas