Estiagem já deixa 16 municípios gaúchos em situação de emergência


O município de Rosário do Sul, na Fronteira Oeste, foi o 16º a decretar situação de emergência devido à estiagem, na manhã desta segunda-feira. O documento, contudo, ainda não foi oficialmente recebido na Capital. Um laudo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) mostrou que os prejuízos chegam a R$ 40 milhões. O coordenador da Defesa Civil municipal, Dirlei Ribeiro, explicou que, nas lavouras de arroz, um dos setores mais atingidos pela seca, as perdas chegam a 10% da produção, atingindo 25 mil hectares. Há ainda registro de queda de 40% na produção leiteira. Com a falta de pasto, a Emater também projeta perdas na pecuária, principalmente no gado de corte. A estimativa é de 15% na queda da taxa de natalidade, o que significa que 25 mil terneiros podem não nascer nos próximos anos. Na fruticultura, os prejuízos chegam a 75% dos cultivares, sendo melancia e melão os mais afetados com o atraso na semeadura.

Já a prefeitura de Jaguarão, na região Sul do Estado, deve assinar o decreto ainda nesta semana. Segundo o secretário do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Elisandro Lenz, as perdas se concentram nas lavouras de soja, milho e arroz, além da pecuária, chegando a um prejuízo somado de R$ 30,7 milhões. Entre os 27,8 mil moradores do município, 5 mil vivem da produção primária. A perda já representa um prejuízo de 10% no Produto Interno Bruto (PIB), afetando também o comércio e serviços da cidade.

De acordo com o prefeito do município, José Cláudio Martins, a zona rural foi atingida pela estiagem logo após Jaguarão decretar situação de emergência devido a chuva de granizo, do último dia 09 de janeiro. Ele estima que o levantamento dos prejuízos vá durar, pelo menos, mais dois dias devido as exigências da Defesa Civil Estadual. "Temos que avaliar todas as perdas, pois o município já havia sofrido com o granizo e agora com a falta de chuvas. É preciso detalhar todas as ocorrências. Alguns locais ainda estão se recuperando do destelhamento, mas já sofrem com falta de água para o gado e as plantações", avaliou o prefeito.

Segundo a Defesa Civil do Estado, Rosário do Sul e Jaguarão já emitiram Notificação Preliminar de Desastre (NOPRED), documento que antecede o decreto. Oficialmente, já decretaram situação de emergência, desde 20 de dezembro, Aceguá, Bagé, Candiota, Cerrito, Dom Pedrito, Herval, Hulha Negra, Lavras do Sul, Pedras Altas, Pedro Osório, Pinheiro Machado, Piratini, Santana do Livramento, São Pedro da Serra e Tavares.

Comentários

Postagens mais visitadas