Confirmada na Capital a primeira morte de um preso monitorado por tornozeleira eletrônica


Um detento do regime semiaberto que usava tornozeleira de monitoramento foi executado, nessa madrugada, com pelo menos sete tiros, na frente de casa, na rua Dona Zaida, bairro Santa Tereza, em Porto Alegre. Foi a primeira morte de um apenado usando o equipamento desde que o projeto-piloto começou, na segunda quinzena de agosto. De acordo com a Polícia Civil, Augusto de Araújo da Silva, de 30 anos, foi chamado a sair de casa e, em seguida, alvejado. Ao tentar fugir dos criminosos, ele acabou sendo atingido uma segunda vez.

A Delegacia de Homicídios da Capital vai investigar o caso. Silva havia sido preso, em dezembro de 2009, por roubo a veículo. Em janeiro, acabou progredindo para o regime semiaberto. Em setembro de 2010, ele passou a utilizar a tornozeleira eletrônica, monitorada pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Atualmente cerca de 130 apenados utilizam o equipamento.

De acordo com a Susepe, três presos usando tornozeleira já estiveram envolvidos em ocorrências criminais. Em três de novembro, um apenado foi para São Paulo de caminhão em busca de trabalho e não voltou. Ele acabou sendo preso oito dias depois. Os outros dois casos envolveram tráfico de drogas e tentativa de estupro, mas sem alteração ou tentativa de violação do equipamento.

A família do ex-detento procurou o Departamento Médico Legal (DML) da Capital para saber informações sobre os procedimentos fúnebres, mas ainda não solicitou a liberação do corpo.

Comentários

Postagens mais visitadas