Associação Nacional das Transportadoras de Cargas sugere 15% de reajuste no frete


Depois de um encontro nacional da categoria, em São Paulo, a Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC) determinou que as empresas do ramo aumentem em 14,9% o preço cobrado pelo frete. De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (Setcergs), as empresas devem negociar os novos contratos até março. José Carlos Silvano ressaltou que as transportadoras terão autonomia para aplicar, inclusive, valores maiores do que o determinado pela NTC.

O dirigente destacou os motivos para o reajuste. "Existem muitas leis que proibiram a circulação de veículos com carga em centros urbanos, a espera nas operações de coleta e entrega, a dificuldade no fornecimento de pneus e o aumento das tarifas de pedágio, além da instalação de novas praças, aumento de salários e horas extras dos funcionários". esclareceu Silvano.

O presidente do sindicato ainda reconheceu um déficit no total de motoristas preparados para trabalhar no setor. Silvano afirmou que há cerca de 12 mil vagas disponíveis no Rio Grande do Sul, e que a não qualificação dos candidatos termina sobrecarregando os condutores. De acordo com o dirigente, um motorista precisa de três a cinco anos de formação para o transporte de cargas.

Comentários

Postagens mais visitadas