Secretário nacional de Segurança prevê Rio de Janeiro pacificado até a Copa do Mundo de 2014


Em visita ao Estado, o secretário nacional de Segurança afirmou ser possível que o Rio de Janeiro reconquiste a paz se a expansão das Unidades de Polícia Pacificadora continuar, até a Copa de 2014. O gaúcho Ricardo Balestreri avaliou como positiva a atuação da polícia carioca no controle aos morros da cidade. Ele ressaltou, também, que desde a criação das UPPs, em 2008, o Rio de Janeiro vive uma era de desorganização das facções criminosas.

O secretário defendeu, ainda, uma polícia mais próxima do cidadão e destacou que os policiais precisam ser vistos pela comunidade como agentes paficicadores e não como intrusos, quando invadem as casas e agridem os moradores. "Aquela espetacularização da ação policial só causou danos à população dos morros do Rio nos últimos 40 anos. É preciso uma polícia mais próxima do cidadão", avaliou Balestreri. Sobre o Rio Grande do Sul, o secretário avaliou que a maior dificuldade é a integração entre a autoridade policial e as comunidades mais carentes.

O secretário ainda não sabe se vai continuar no cargo durante no governo Dilma, mas destacou que já teve conversas com a futura presidente. Ricardo Balestreri esteve em Canoas, nessa tarde, na inauguração de mais 12 câmeras de monitoramento urbano. Com o funcionamento das novas câmeras, já são 65 os equipamentos em operação no município. Os bairros contemplados nesta etapa foram Niterói, Harmonia e Igara, que recebem quatro câmeras cada.

Comentários

Postagens mais visitadas