Prefeitura de São Leopoldo vai multar quem for flagrado desperdiçando água


A Prefeitura de São Leopoldo vai multar quem for flagrado desperdiçando água no município, a partir desta quinta-feira. A iniciativa foi tomada devido à situação da Bacia Hidrográfica do Rio do Sinos, considerada preocupante em função da falta de chuva. A partir desta quinta-feira, com a assinatura do Decreto de Uso Racional da Água, ficam vedados o uso para lavagem de veículos de água potável distribuída pela rede pública; a irrigação de gramados, jardins e floreiras; a reposição total ou troca de água de piscinas ou residências, e a lavagem de calçadas de prédios públicos, comerciais e industriais. Em 2008, uma ação semelhante multou 250 pessoas flagradas utilizando água de forma incorreta.

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, reforçou que o objetivo é conscientizar a população de que a água não deve ser desperdiçada, especialmente no período mais crítico de estiagem na região, que vai de dezembro a março. Os valores das multas variam de R$ 110 a R$ 510. Ele revelou, ainda, que um estudo feito pela MetSul Meteorologia avaliou que este verão deve ter menos incidência de chuvas do que em 2008, quando o nível do Rio do Sinos chegou a 0,70 cm, situação considerada de alta gravidade.

Para casos excepcionais de utilização de água, como lavagem de prédios e enchimento de piscinas, é necessário pedir uma autorização especial. A fiscalização vai ficar a cargo do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Defesa Civil de São Leopoldo. A partir de amanhã, serão distribuídos panfletos e cartazes para auxiliar na conscientização da população.

Comentários

Postagens mais visitadas