Pescadores gaúchos podem ter seguro-desemprego para retirar redes do mar durante o verão


Um acordo firmado nesta tarde, na Promotoria Regional de Capão da Canoa, sinalizou o possível pagamento de seguro-desemprego, até o fim da temporada, para que os pescadores gaúchos retirem as redes de pesca do mar no litoral Norte, já neste verão. O Ministério Público vai solicitar o benefício para os Ministérios do Trabalho e da Pesca a fim de que os trabalhadores não sofram prejuízo. Em paralelo, uma comissão vai ser criada para estudar, durante o veraneio, as áreas disponíveis para pesca e surfe em todo o litoral gaúcho.

Estiveram presentes no encontro representantes de municípios do Litoral Norte, a Federação Gaúcha de Surf e entidades que representam os pescadores. Outra decisão foi a instalação de um projeto-piloto, em Xangri-lá, para a utilização de bóias que sinalizem os locais onde as redes poderão ser instaladas. Também deve ser estudada a criação de linhas de crédito para que os equipamentos sejam comprados pelos pescadores. O MP vai encaminhar oficíos às prefeituras para que reforcem a fiscalização nas áreas utlizadas para a prática de surfe.

No dia 1º de novembro, em Capão da Canoa, o surfista Thiago Ruffato, de 18 anos, morreu afogado enroscado em uma rede de pesca. Ele foi a 49ª vítima de um incidente do tipo, em 26 anos, no litoral gaúcho.

Comentários

Postagens mais visitadas