Vinte municípios gaúchos devem atrasar folha de dezembro do funcionalismo para pagar 13º em dia


A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) divulgou pesquisa revelando que 20 cidades gaúchas terão dificuldades para pagar em dia a folha de pagamento do funcionalismo, em dezembro. De acordo com o presidente da entidade, Vilmar Zanchin, os municípios anteciparam que devem atrasar a quitação para poder pagar o décimo-terceiro dos servidores em dia.

Aparecem nesta lista as Prefeituras de Farroupilha, Arroio Grande, Barra do Ribeiro e Portão. Em geral, o funcionalismo público recebe no dia 28 de cada mês. Por lei, não é considerado atraso se o salário for pago até o quinto dia útil do mês do vencimento.

A pesquisa da Famurs apontou, ainda, que a maior dificuldade dos municípios para equilibrar as contas tem relação com os gastos com fornecedores e o pagamento de serviços como água, luz e telefone. O presidente da Famurs, Vilmar Zanchin, lembrou que embora consigam pagar as contas, os prefeitos acabam sem receita para investir. O prefeito lamentou que ainda fiquem abaixo do ideal os repasses da União e do Estado aos municípios. "As cidades acabam tendo que custear programas da União e do Estado, em áreas como Saúde e Educação, e falta dinheiro para investimentos", declarou o dirigente.

Parte dos municípios já começou a tomar medidas para reduzir os gastos, como adotar expediente em turno único, corte em diárias, redução na folha e de horas extras. Hoje, a Assembléia Legislativa aprovou uma suplementação de verba, de R$ 10 milhões, para o transporte escolar em 2011 no Orçamento do Estado. Atualmente, as prefeituras transportam 129 mil alunos da rede de ensino do Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas