Vereador defende que artistas assumam conservação das próprias obras de arte na Capital


A Câmara de Vereadores de Porto Alegre promove, hoje, às 19h, uma audiência pública para debater a situação das obras de arte instaladas nas ruas da Capital. Autor de um projeto de lei que tramita no legislativo municipal, o vereador Bernardino Vendruscolo (PMDB), quer que os próprios artistas fiquem responsáveis pela conservação dos trabalhos. Ele defende, também, uma parceria público-privada para que empresas possam ser responsáveis pelas obras e explorá-las comercialmente.

Vendrusculo entende que obras como a ponte de ferro, nas imediações da Usina do Gasômetro; e o Cubo Vermelho, no Marinha do Brasil, denigrem a imagem da cidade por estarem pichadas, depredadas e sem condições de visitação. A ponte, inclusive, está interditada, devido ao risco que oferece à população. O vereador quer, também, a desburocratização da adoção de obras de arte já instaladas nas áreas públicas a fim de despertar um interesse maior por parte de entidades que queiram restaurá-las e cuidar da preservação.


Outra questão polêmica do projeto é a que estabelece que as obras de arte instaladas em espaços públicos da Capital tenham "relação harmoniosa" com o local em que forem instaladas. Para Vendrusculo, um exemplo de equívoco é a escultura Supercuia, na chamada Rótula das Cuias, perto do Parque da Harmonia. Segundo o vereador, a obra não é uma homenagem fiel à cultura riograndense. Ele criticou, ainda, a excessiva liberdade artística de parte das obras expostas na Capital. "Me desculpe, mas aquilo não representa em nenhum momento uma homenagem a cuia ou as tradições do Rio Grande do Sul. Quando vi pela primeira vez, imaginei que fosse uma obra sobre o câncer de mama." afirmou o vereador.

Por outro lado, o projeto salienta a existência de obras abandonadas e defende que sejam expostas em locais públicos com maior visibilidade. O vereador peemedebista citou o monumento à Índia Obirici, localizado no viaduto Obirici; a estátua de Jayme Caetano Braun, no Parque da Harmonia; o monumento Gaúcho Oriental, no Parque da Redenção; e o Sítio do Laçador. Vendruscolo defende que, por representarem e valorizarem a cultura gaúcha, as obras sejam restauradas e transferidas para locais de maior visibilidade e fácil acesso para os visitantes.

Para a audiência de hoje, às 19h, no plenário da Câmara de Vereadores, o parlamentar espera a presença da comunidade e de representantes da classe artística para debater o tema e apresentar propostas de alteração no projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas