Praça da Alfândega só deve ser entregue revitalizada em outubro de 2011


As obras do projeto Monumenta, responsável pela revitalização da Praça da Alfândega, no Centro de Porto Alegre, só devem ser concluídas em outubro de 2011. Prevista para ser entregue a tempo da Feira do Livro deste ano, a obra voltou a atrasar depois de as equipes encontraram em estado precário a tubulação de esgoto que passa sob a praça. Em maio, técnicos do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) emitiram um laudo, mas só no início deste mês o edital para a construção de uma nova tubulação foi publicado.

Hoje, é o último dia para que as empresas se habilitem à licitação. Após a contratação, a obra deve durar quatro meses e custar cerca de R$ 50 mil. A Secretaria de Cultura de Porto Alegre destinou a verba para que o dinheiro não saia do orçamento do Monumenta.

Segundo a coordenadora do projeto federal, Briane Bicca, o problema na tubulação do DEP foi o principal motivo do atraso de mais de um ano nas obras de revitalização, que segundo ela continuaram, durante a Feira do Livro, mas em ritmo lento.

Apesar da previsão de entrega da obra a tempo da Feira do ano que vem, Briane Bicca não garante que novos atrasos retardem mais ainda este prazo. Ela reconhece que a maior parte da reforma só vai ser concluída depois que o DEP reformar a tubulação. A Praça da Alfândega já deve ser novamente fechada com tapumes a partir da semana que vem, depois que a Câmara Riograndense do Livro retirar as últimas estruturas usadas durante a Feira do Livro de 2010.

Orçadas em cerca de R$ 3 milhões, as obras do Projeto Monumenta tem como objetivo revitalizar o centro de Porto Alegre e restabelecer a praça de 1924, com os corredores e jardinagem típicas da época.

Comentários

Postagens mais visitadas