Ponte que vai substituir a que caiu em Rolante pode ficar pronta só em 2011


A previsão inicial do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) é de que uma nova ponte sobre o rio Rolante, na ERS-239, só fique pronta em janeiro, no Vale do Sinos. A obra, que já tinha sido licitada, pode atrasar, contudo, se continuar chovendo forte na região. A passagem deve ser erguida perto da que caiu, nessa manhã.

Segundo os técnicos do DAER, a estrutura metálica da ponte estava em boas condições e o estrado de madeira foi consertado no início do ano. Os pilares não sofreram danos. O excesso de peso provocou a queda da ponte.

A ponte, construída em 1907, cedeu quando uma carreta passava pelo local com cerca de 12 toneladas de madeira. A estrutura era a principal ligação entre os municípios de Rolante e Riozinho, por onde trafegavam diariamente dezenas de caminhões carregados de madeira, parte deles excedendo a capacidade, que é de 10 toneladas.

O caminhão que caiu da ponte é de propriedade de Sidnei Lampert, dono da L. K. Beneficiamento de Madeiras Ltda. Ele contou à reportagem que o funcionário, o motorista Valdecir Antônio da Rosa, ligou assustado para informar o acidente. "O susto foi grande porque ele caiu de uma altura de quase 20 metros. Quando me ligou, estava apavorado, mas felizmente não se feriu", informou o dono da empresa.

A partir de agora, para chegar a Riozinho, o motorista precisa usar um desvio, pela localidade de Linha Petry. O trajeto entre Rolante e Riozinho, de oito quilômetros, aumentou em cerca de cinco quilômetros com o desvio, que, ainda assim, não é indicado para caminhões pesados. Na região há uma ponte de 60 metros de comprimento, que não suporta a carga. Com isso, para chegar a Riozinho, os veículos pesados ainda precisam passar pelas localidades de Rolantinho e Linha Reichert, até chegar à Linha Petry.

Comentários

Postagens mais visitadas