Começam a ser protocoladas no MPF gaúcho as primeiras reclamações contra a prova do Enem


O Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul recebeu as duas primeiras representações por parte de pessoas que se sentiram prejudicadas durante a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os documentos já começaram a ser analisados pelo procurador Alexandre Amaral Gavronski. O MPF gaúcho, porém, só vai intervir na questão se nestas representações houver alguma nova reclamação ainda não abordada pelo MPF do Ceará, que conseguiu suspender o Enem na Justiça, na segunda-feira. Do contrário, os casos serão arquivados. O procurador entende que a atuação do Ministério Público Federal é de âmbito nacional e que, desta forma, não há razão para duplicar uma mesma representação.

A juíza da 7ª Vara Federal no Ceará acatou a liminar do MPF sob o argumento de que o erro na impressão das provas prejudicou os estudantes - ao menos 21 mil cadernos de questões do tipo amarelo trouxeram questões repetidas, páginas duplicadas e em branco. A estimativa inicial é que a falha tenha atingido dois mil candidatos, já que havia uma reserva de material superior a esse número. O Ministério da Educação (MEC) supõe que a maioria dos participantes conseguiu trocar o caderno incorreto.

Já a Advocacia-Geral da União (AGU) vai enviar à Justiça Federal no Ceará, até a próxima terça-feira, um agravo de instrumento pedindo à juíza Karla Maia que reconsidere a decisão de anular as provas do exame, aplicadas no último fim de semana.

Ufrgs garante que impasse não vai prejudicar os estudantes no próximo vestibular

Em uma nota divulgada nesta tarde, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) assegurou que o impasse relativo ao Enem não vai alterar os prazos do vestibular de verão. Isso, segundo a universidade, porque o peso do resultado nas provas do exame corresponde a apenas 20% da nota e porque os alunos podem optar por usar ou não o resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio. O vestibular da Ufrgs é composto por provas de nove disciplinas. A nota do Enem corresponde, na prática, a apenas mais uma nota, em termos de valor.

Comentários

Postagens mais visitadas