Vigilância Sanitária fecha asilo em Canoas


A Vigilância Sanitária de Canoas fechou, nessa tarde, o asilo Santa Luzia, localizado na rua Encantando, bairro Mathias Velho. A operação contou com a participação da Polícia Civil, Ministério Público e representantes da Caravana da Dignidade. O local foi notificado diversas vezes, desde janeiro de 2009, após denúncias de maus-tratos e negligência com as pessoas internadas. O asilo funcionava havia mais de 10 anos em um sobrado, com diversos cômodos, ondes os idosos ficavam confinados. Foram localizados, também alimentos com prazo de validade esgotado desde 2005 e roupas sujas misturadas com as limpas.

Nessa tarde, 17 idosos foram encontrados em situação de abandono, com sinais de maus tratos, falta de higiene e desnutrição. De acordo com o médico e fiscal da Vigilância Sanitária, Paulo Zubaran, foram detectadas mais de 100 irregularidades na casa. Os idosos eram mantidos em quartos escuros, sem ventilação, com pouca alimentação e sem cuidados médicos minímos. A situação mais grave é a de uma idosa de 82 anos, que sofre de artrite reumatóide crônica, doença que atinge os membros inferiores e superiores. De acordo com o médico, a paciente precisava estar em uma UTI. "Eu já vi quase tudo em termos de miséria e condição humana, mas esta situação aqui em Canoas é calamitosa." relevou Zubaran


A proprietária do asilo, Dalila Rodrigues, negou maus tratos contra os idosos e garantiu alimentar e banhar os internados com regularidade. A Polícia Civil deve abrir inquérito para investigar a conduta da proprietária. Já o Ministério Público pode representar contra ela por abandono e maus tratos. Ainda de acordo com a Vigilância Sanitária, das seis refeições diárias previstas no Estatuto do Idoso, apenas três eram servidas, nunca variando o cardápio. A alimentação dos idosos era basicamente aveia e água, no café da manhã e jantar, e arroz, feijão e guisado no almoço.

Os fiscais iniciaram, hoje, contatos telefônicos com parentes das pessoas encontradas no asilo. Os que não receberem cuidados da própria família serão encaminhados para outras instituições de abrigo em Canoas. Logo que a reportagem da Rádio Guaíba foi ao ar, no programa Guaíba Revista, duas cunhadas de uma idosa apareceram para buscá-la. Segundo a dona de casa Sílvia Rodrigues, a parente estava ali por opção própria e nunca relatou maus tratos. A idosa vai agora morar na residência da cunhada.

Fotos: César Barbosa/Prefeitura de Canoas

Comentários

Postagens mais visitadas