Vaca da CowParade some em Porto Alegre: é o primeiro registro de roubo do evento no mundo


Uma das 80 estátuas da feira internacional de arte urbana CowParade foi roubada, nessa madrugada, na esquina da rua Coronel Genuíno com a Fernando Machado, no centro de Porto Alegre. De acordo com a organização do evento, é a primeira vez que uma vaca da exposição é levada. Desde 1999, a CowParade já passou por mais de 55 cidades em todo o mundo.

A obra roubada na Capital, de 350kg, denominada "Cowó(p)tica", foi produzida pelo artista plástico gaúcho Lucas Dalla Costa. Ela havia sido instalada, próximo à faculdade do Senac, às 2h, e cinco horas depois, já não foi mais encontrada. A suspeita é de que os ladrões tenham premeditado o roubo, já que são necessárias quatro pessoas e um caminhão para retirá-la do chão. A organização, que registrou o roubo na Polícia, lamentou o fato e afirmou que não há previsão de contratação de seguranças para monitorar as obras de arte, justamente por este tipo de ocorrência nunca ter se registrado.

O artista Lucas Dalla Costa deve receber uma nova estátua em fibra de vidro para pintar, em substituição à que foi roubada. No Twitter, ele promete um quadro pintado do próprio punho para quem devolver a obra roubada. Ele contou que levou cerca de um mês para criar um projeto e 20 dias para executá-lo, dos quais, segundo ele, dormiu “apenas uns oito”. As obras permanecerão até o dia 20 de novembro em exposição por toda a cidade. Em seguida, entre os dias 21 e 30 de novembro, vão para o Shopping Bourbon Country, onde devem ser leiloadas no dia 1º de dezembro.

Comentários

Postagens mais visitadas