Primeiros pacientes devem ser encaminhados nesta tarde ao Beneficência Portuguesa


A Secretaria de Saúde de Porto Alegre confirmou que os primeiros pacientes começam a ser encaminhados ainda nesta sexta-feira para os 79 leitos disponíveis no Hospital Beneficência Portuguesa. De acordo com o secretário adjunto da Saúde, Marcelo Bósio, devem ser encaminhados, primeiro, pacientes clínicos e de neurologia que necessitam de maior tempo para tratamento. A partir da próxima semana, começam a ser destinados à instituição pacientes de traumatologia.

Aberto desde quarta-feira, o hospital tem apenas um paciente internado, que veio da UTI da própria instituição. O secretário Bósio explica que os pacientes só vão começar a ocupar os leitos hoje - 48 horas depois - porque o Beneficência não dispõe de emergência e não tem portas abertas para qualquer internação. Os pacientes são encaminhados pelos hospitais, através da Central de Regulação de Leitos ou pelas Unidades Básicas de Saúde.

Enquanto isso, a situação das emergências que atendem pelo SUS na Capital segue caótica. A do Dom Vicente Sherer, na Santa Casa, está fechada. Na instituição está funcionando apenas a emergência do Santa Clara, onde há 40 pacientes internados em 18 leitos. Outros 12 aguardam internação. Já o Hospital de Clínicas opera com 49 leitos ocupados por 131 pacientes. No Conceição, a situação também é grave, com 128 pacientes para 50 vagas. No São Lucas da PUC, a emergência do SUS tem 15 leitos, mas 38 enfermos internados.

Na manhã desta sexta-feira, o retrato do caos foi a cena flagrada pela equipe do Correio do Povo no Serviço de Emergência do Hospital de Clínicas. Uma paciente se acomodou dentro de um armário localizado em um corredor repleto de macas e cadeiras. Questionada sobre o motivo de estar ali, a enferma respondeu: “Não tem lugar para sentar, por isso sentei aqui dentro”.

Ainda sobre leitos, o secretário adjunto da Saúde, Marcelo Bósio, espera para início de novembro a reabertura do Hospital Independência da Ulbra, com 100% dos 95 leitos para atendimento pelo SUS. Já o Hospital Luterano deve demorar mais dois meses para reabrir, com atendimentos pelo SUS em 60 por cento dos 122 leitos.

Comentários

Postagens mais visitadas