Mulher espera há 76 dias por cirurgia na perna em Arroio dos Ratos

A reportagem da Rádio Guaíba mostrou, há quase um mês, o drama de Roberta Hoffmeister, de 30 anos, moradora de Arroio dos Ratos que, na época, esperava há 47 dias por uma cirurgia na perna. A espera já chega hoje a 76 dias sem que sequer um leito tenha sido providenciado.

No dia seis de agosto, ela enganchou a perna em um reboque e caiu com o peso do corpo sobre o membro inferior, o que lhe causou a ruptura da tíbia, em duas partes. Depois de ser medicada no Posto de Atendimento Médico de Arroio dos Ratos, Roberta viajou 55 km até o HPS, em Porto Alegre, com a recomendação de fazer uma cirugia em, no máximo, 48 horas.

A paciente, que é obesa e tem dificuldades de se locomover, contou à reportagem que as dores na perna tem sido cada vez piores e se emocionou ao reconhecer que não sabe se vai conseguir andar outra vez. "Eu estou nervosa com essa situação, pois não consigo levantar da cama e as dores são insuportáveis. A burocracia está muito grande, agora eles querem mais documentos", lamentou.

A família pediu a intervenção do Ministério Público, que ingressou com ação na Justiça, que deu parecer favorável a Roberta. O Estado foi notificado oficialmente em seis de outubro. De acordo com a secretária de Saúde de Arroio dos Ratos, a 2ª Coordenadoria de Saúde do Estado recebeu os documentos, porém o processo está parado na Assessoria Jurídica.

Cristiane Louzada explicou que a cirurgia só vai ser marcada após o Estado receber o laudo médico do primeiro atendimento de Roberta no Posto de Saúde do município. Roberta, porém, alegou que a o documento estava em anexo ao processo que foi encaminhado ao MP. Mais de dois meses depois, o papel desapareceu.

Comentários

Postagens mais visitadas