Em meio a greve, Sindicato dos Bancários pede que população se informe sobre agências abertas


A greve dos bancários já prejudica usuários que dependem de serviços financeiros em todo o Estado. Apesar de parte das agências estar operando normalmente, as principais seguem fechadas para atendimento ao público. Quem precisa receber beneficíos como auxílio doença ou fazer procedimentos com atendimento exclusivo nos caixas fica obrigado, desde a última terça-feira, a perambular atrás de uma agência aberta.

O propagandista de laboratório Hiroiassu Goiter de Souza contou, há pouco, que precorreu diversas agências no centro de Porto Alegre e não encontrou nenhuma aberta, pela manhã. Ele precisava receber o auxílio doença. Após percorrer diversos bairros, só então encontrou. "Fui até a rua Venâncio Aires, no bairro Cidade Baixa, e achei uma agência do Banco do Brasil aberta e consegui receber o meu benefício". contou Souza.

O Sindibancários orientou a população a procurar as ouvidorias dos bancos ou acessar o site do sindicato (www.sindibancarios.org.br) para buscar informações sobre agências que estejam atendendo. O presidente da entidade, Juberlei Bacello, garante que, mesmo nas agências em greve, os terminais de auto-atendimento devem estar funcionando. Ele desmente qualquer orientação para que o acesso aos terminas seja bloqueado pelos grevistas. "A orientação é para que os caixas eletrônicos permaneçam funcionando normalmente, até porque este é um serviço que é terceirizado pelos bancos", esclarece.

Na próxima segunda-feira, em São Paulo, uma reunião no comando nacional de mobilização deve reavaliar a greve. A expectativa dos grevistas é de que a Federação Nacional dos Bancos apresente nova proposta de reajuste aos servidores. A adesão ao movimento, na Capital e região Metropolitana, atingiu 70% das 350 agências. Já em todo o Estado, a paralisação afeta 538 das 1.557 unidades.

Os bancários querem 11% de reajuste, valorização dos pisos salariais, PLR maior, medidas de proteção da saúde, garantia de emprego, mais contratações, igualdade de oportunidades para todos e mais segurança.

Comentários

Postagens mais visitadas