Música erudita de jovem pra jovem em Santa Maria


Dentre os 16 projetos que participaram do Prêmio Funarte de Concertos Didáticos 2010, “Música erudita de jovem pra jovem” foi o único selecionado no Estado do RS e contemplará a cidade de Santa Maria com 8 recitais com os músicos Leandro Faber e Francisco Cóser, que serão realizados com entrada franca em escolas da rede pública. Desde 2006, a Fundação Nacional de Arte, do Ministério da Cultura, disponibiliza um edital com prêmios para viabilizar a presença de músicos nas escolas. A realização é da Cida Planejamento Cultural.

Com o objetivo de difundir o conhecimento sobre a música erudita entre alunos e professores das escolas de Santa Maria, o projeto apresenta este encontro especial entre o professor e pianista Leandro Faber e o jovem violinista Francisco La Rocca Cóser.

Este jovem solista de apenas 18 anos estabelece, iniciou seus estudos de violino aos 7 anos de idade e nestes 11 anos de estudos freqüentou classes com professores de expressão internacional, participando de festivais e concursos onde foi premiado. Já integrou a Orquestra Sinfônica de Santa Maria e a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro e atualmente integra a classe do professor Yang Liu, em Chicago. Através de seu exemplo de dedicação à música estabelece de forma especial uma ponte com os jovens da platéia trazendo à tona além de um exercício em torno da observação auditiva e concentração, mas também os valores importantes para a construção de uma carreira ligada à arte e à cultura eruditas.

O professor Leandro Faber é Bacharel em Música pela UFSM, onde também atuou como docente. Como regente da Orquestra Sinfônica de Santa Maria e do Grupo de Percussão da UFSM se apresentou em várias cidades do país, além da Argentina, Uruguai e Alemanha, onde desenvolveu também estudos na Escola Superior de Música de Karlsruhe. Atualmente atua em Santa Maria e Porto Alegre como “adviser” e pianista especializado em acompanhamento e treinamento de cameristas e cantores.

O repertório escolhido abrange períodos da música erudita em sua ordem de evolução histórica, procurando reforçar os conteúdos escolares. A última parte do recital será reservada às músicas brasileiras. Trazendo temas históricos formadores da cultura brasileira e suas influências na inspiração dos compositores, as diferenças regionais nos ritmos e nas melodias. Num clima informal e envolvente, os músicos falarão sobre os compositores, os gêneros musicais e os instrumentos tocados. Também será abordado o processo de aprendizado de um instrumento musical e a dedicação necessária para a formação de um músico de qualidade, aproveitando a presença do jovem músico Francisco.

Serviço:

Os recitais serão nas datas e locais abaixo descritos:

· 05 de agosto, às 10h, no Instituto de Educação Olavo Bilac;

· 06 de agosto, às 10h30min, na Escola Básica Estadual Cícero Barreto e às 14 horas no Instituto Estadual Padre Caetano;

· 10 de maio, às 11h, no Colégio Politécnico da UFSM e às 19 horas, no Colégio Estadual Coronel Pilar;

· 11 de agosto, Dia do Estudante, às 9h30min na Escola Estadual General Edson Figueiredo;

· 13 de agosto, às 10h30min na Escola Estadual Dr. Walter Jobim e às 15h30min no Colégio Estadual Manoel Ribas.

Comentários

Postagens mais visitadas