Encontradas centenas de focos de queimadas na região Nordeste do Estado


O comandante ambiental da Brigada Militar sobrevoou o Nordeste do Estado e constatou centenas de focos de queimadas em propriedades rurais, nessa tarde. O voo permitiu uma visão panorâmica da prática, considerada criminosa e comum na região, nesta época do ano. A estimativa é de que mais de três mil hectares de área verde tenham sido atingidos.

De acordo com o coronel Jorge Luiz Agostini, passado o período das geadas, os proprietários costumam atear fogo nos campos com o objetivo de renovar as pastagens para o gado. Mas, conforme agrônomos e biólogos, o fogo suprime os nutrientes do solo e, além disso, provoca a morte de animais silvestres.

O coronel Agostini lembrou, também, que as queimadas têm efeito nocivo para a saúde, em decorrência da fumaça. Nos próximos dias, a BM promete desencadear uma operação para reprimir as queimadas, autuando os proprietários de áreas onde a polícia até agora não havia chegado.

Nos últimos 15 dias, a Companhia Ambiental de Caxias do Sul realizou 40 autuações por queimadas no município e nas cidades de Vacaria, São Francisco de Paula, Bom Jesus, Cambará do Sul, São José dos Ausentes, Jaquirana, Canela e Gramado. De agosto de 2009 a agosto de 2010, foram 134 autuações na mesma área.

No Rio Grande do Sul, a queimada é proibida por lei e pode render detenção e multa, além do reparo do dano por meio do plantio de espécies nativas.

Comentários

Postagens mais visitadas