Fiscais da Vigilância Sanitária de Porto Alegre vão incorporar à rotina regras de combate à gripe A


A Vigilância Sanitária de Porto Alegre vai incorporar à rotina normal de fiscalização os itens da portaria que estabelece procedimentos para que os bares e restaurantes do Estado previnam o contágio da Gripe A. De acordo com o Coordenador Adjunto da Vigilância em Saúde, José Carlos Sangiovanni, não há previsão de operação especial para verificar o cumprimento das regras, que entraram em vigor na terça-feira passada. Segundo Sangiovanni, a maioria dos restaurantes da Capital já cumpre as normas sanitárias exigidas pelo Estado.

A portaria, publicada no Diário Oficial do Estado, na última terça-feira, definiu que os serviços de alimentação devem ser dotados de lavatórios para os clientes, exclusivos para higiene das mãos, em lugares estratégicos e em número suficiente, equipados com torneira, sabonete e álcool 70% ou outro produto antisséptico.

Os serviços de alimentação que manipulam alimentos preparados em bufê devem adotar balcão de distribuição com tampas para evitar que a doença se propague, além da desinfetar os utensílios de uso individual e coletivo. Quem descumprir as normas fica sujeito a advertência, seguida de multa e interdição, em caso de reincidência.

Os manipuladores dos alimentos devem ser afastados quando apresentarem algum sintoma relacionado com gripe, como tosse, espirro, coriza e dor de garganta, a fim de não contaminarem o alimento preparado.

Comentários

Postagens mais visitadas