Feira do Livro de Porto Alegre perde metade do espaço em 2010


A Feira do Livro de Porto Alegre deve ter o espaço reduzido em pelo menos 50%, na Praça da Alfândega, em 2010, devido ao atraso nas obras do Projeto Monumenta. De acordo com a Câmara Riograndense do Livro, organizadora da Feira, os expositores e a circulação de público devem ser prejudicados durante o evento.

Apesar disso, a Câmara descartou diminuir o número de estandes. Um engenheiro da entidade deve começar, na semana que vem, um estudo para redistribuir o espaço físico dos 119 expositores da área adulta. A Prefeitura de Porto Alegre, em reunião com os organizadores e a Secretária de Obras, determinou a abertura de uma comissão para acompanhar e cobrar agilidade nas obras do Projeto Monumenta.

A secretária adjunta de cultura de Porto Alegre, Ana Fagundes, admitiu que, neste ano, o evento vai ser atípico. "As pessoas precisam compreender que custa muito mais parar toda a obra do que reduzir o espaço da feira", disse.

Já o coordenador operacional da Câmara Riograndense do Livro, Tuchaua Rodrigues, explica que reuniões entre os organizadores e a prefeitura ainda devem decidir para onde vão, neste ano, os expositores que tradicionalmente ocupam a praça e parte da Rua dos Andradas. Ele ressaltou, ainda, que vai cobrar da empresa responsável pela obra o cumprimento dos prazos.

De acordo com a coordenadora do projeto, Briane Bicca, até o evento só é possível entregar o trecho que vai do Calçadão da Rua 7 de Setembro até ao Cais do Porto. Já o trecho entre a 7 de Setembro e a rua dos Andradas permanece bloqueado, conforme a última previsão.

Ainda de acordo com Briane Bicca, a conclusão de toda a restauração da praça, prevista para terminar em agosto, só deve ocorrer no fim do ano devido a problemas que surgiram no decorrer da obra. Mesmo assim, ela não garante que todo o serviço esteja completo neste prazo.

Otto Herok Netto

Comentários

Postagens mais visitadas