Aeroporto Salgado Filho é palco para acidente simulado


Moradores da região e usuários que passaram pelo Aeroporto Salgado Filho, nessa tarde, puderam presenciar uma situação inusitada. Um avião pegando fogo, bombeiros em ação e vítimas sendo resgatadas. Tudo isso, na verdade para prevenir e testar ações de combate em possíveis acidentes de verdade. A Infraero promoveu um Exercício de Emergência Aeronáutica Completo (Exeac). A simulação mobilizou os integrantes do Plano de Emergência do Salgado Filho para o caso de um desastre aeronaútico, com resgate de vítimas e combate a incêndio.

De acordo com o superintendente do aeroporto, Jorge Herdina, a simulação é realizada uma vez por ano e tem que ser o mais real possível. Ele ressaltou que, na ação, foram cronometrados todos os movimentos da equipe de resgate para garantir que o plano de emergência seja cumprido à risca. No total, cerca de 500 pessoas participaram da atividade. Sessenta delas participaram do curso de formação do Corpo de Voluntários de Emergência do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

O comandante da unidade de incêndio do aeroporto, capitão Marcelo Carvalho Soares, garantiu que o Salgado Filho está preparado para um acidente areonaútico de grandes proporções. Participaram da simulação o corpo de Voluntários de Emergência, torre de controle, empresas áreas, órgãos públicos municipais, estaduais e federais, além do SAMU, EPTC e V Comar. Foram utilizados destroços de um avião, incendiados pelos bombeiros para dar mais realismo à atividade. Em menos de 40 minutos, todo o procedimento foi encerrado com o fogo controlado, os feridos atendidos e o local do acidente isolado para perícia.

Comentários

Postagens mais visitadas