Número de fogos de artifício apreendido pela Smic em dezembro é praticamente o mesmo de todo o ano passado


A Secretaria Municipal da Indústria e Comércio (Smic) já apreendeu, somente neste mês de dezembro, mais de 10 mil unidades de fogos de artifício em Porto Alegre. Este montante é praticamente igual ao total recolhido durante todo o ano de 2009, que foi de 10.700 artefatos. Desde o início de 2010, já foram apreendidas 15.500 unidades de fogos que seriam comercializados de forma irregular na Capital.

Foram apreendidas, na manhã de hoje, 2,6 mil unidades de fogos de artifício na Lomba do Pinheiro, zona Leste, e no bairro Rubem Berta, na zona Norte da Capital. Na próxima semana, o trabalho será reforçado para coibir a venda irregular em bares, lojas e armazéns devido à alta de produtos vendidos sem autorização da SMIC. Em Porto Alegre, apenas seis locais têm autorização para venda de fogos e alvará especial para comercializar o produto.

Acidentes com fogos provocaram cinco atendimentos no Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre no Natal de 2009. De acordo com estatísticas do HPS, uma em cada dez vítimas de acidentes com fogos atendidas no local tem membros amputados, principalmente dedos. Em caso de acidente, as pessoas devem lavar o ferimento com água corrente, evitar tocar na área queimada e não usar nenhuma substância sobre a lesão, cobrir o ferimento com pano úmido e limpo e procurar imediatamente o atendimento hospitalar.

Comentários

Postagens mais visitadas