Mulher que espera cirurgia há 47 dias vai recorrer ao Ministério Público em Arroio dos Ratos


Roberta Hofmeister, de 30 anos, moradora de Arroio dos Ratos, na região Carbonífera do Estado, espera há 47 dias por uma cirurgia. No dia seis de agosto, ela enganchou a perna em um reboque e caiu com o peso do corpo sobre o membro inferior, o que lhe causou a ruptura da tíbia, em duas partes. Depois de ser medicada no Posto de Atendimento Médico de Arroio dos Ratos, ela viajou 55 km até o HPS, em Porto Alegre, com a recomendação de fazer uma cirugia em, no máximo, 48 horas.

O HPS alegou não ter como fazer o procedimento, já que não se tratava de fratura exposta. Após a resposta negativa, Roberta foi encaminhada para o Hospital Parque Belém, na zona Sul da Capital. Segundo o chefe do setor de cirurgias do hospital, Émerson Oliveira, em função da greve dos médicos residentes e da demanda acima da capacidade, a paciente foi colocada em uma lista de espera, com 30 pessoas à frente. Só um médico traumatologista atende na instituição.

Roberta contou que, ao ligar, novamente, para o Parque Belém, foi aconselhada a entrar com uma representação no Ministério Público para agilizar o procedimento. A paciente, que é obesa e tem dificuldades para se locomover, havia solicitado uma nova visita da médica que atende no posto de saúde de Arroio dos Ratos para fazer uma nova avaliação e emitir um laudo, que é fundamentel para ser anexado aos documentos da ação no MP. Segundo Roberta, porém, a médica esqueceu de fazer o laudo e só o entregou à família depois que a paciente entrou em contato com a reportagem da Guaíba.

Amanhã, a mãe de Roberta vai ao Fórum de São Jerônimo para encaminhar a ação na Promotoria. O MP pode determinar que a Prefeitura providencie leito para Roberta, em 48 horas, ou pague os custos da cirurgia, de imediato. O Hospital de Arroio dos Ratos não tem ala cirúrgica e só atende casos de menor complexidade.

Comentários

Postagens mais visitadas