Lâmpada Mágica apresenta: O SOBRADO


O SOBRADO
Direção de Inês Alcaraz Marocco

O Sobrado traz para o palco importantes aspectos da formação do povo gaúcho como o patriarcalismo, o belicismo, a relação com a terra e a forte e constante presença das mulheres. Essa adaptação cênica de sete capítulos homônimos dos dois volumes intitulados O Continente, primeira parte da obra literária O Tempo e o Vento, de Erico Veríssimo, materializa o ideário do autor sob o ponto de vista teatral. A estréia da peça será no Teatro Paschoal Carlos Magno, em Novo Hamburgo, em 14 de setembro, seguindo depois para Campo Bom, Montenegro e Sapiranga. Durante a temporada, será ministrada a oficina “Fazendo Cena”. (Confira o serviço no final do release). A entrada é franca, com sugestão de doação de material escolar. O projeto Lâmpada Mágica tem o patrocínio da AES SUL, com o financiamento da Lei Rouanet/MinC e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A realização é da Cida Planejamento Cultural.


Ambientado em 1895, o espetáculo mostra o chefe político Licurgo Cambará sitiado em sua casa, ao lado da família e de correligionários, sob o cerco de tropas federalistas. Fechados dentro do sobrado durante 10 dias, com pouca comida, água e munição, os personagens da trama relacionam-se em um meio perturbado e agonizante. Ali, afloram suas histórias e anseios, enquanto a morte se faz presente dentro e fora de casa.


A sensação de estar em perigo e a espreita da morte influenciam as relações dos personagens, que passam fome e sede. Nesse ambiente angustiante, o líder político republicano Licurgo Cambará resiste à invasão dos maragatos. Intolerante, ele se recusa a pedir trégua aos inimigos, tanto para cuidar dos feridos e sepultar os mortos quanto para atender sua esposa, que está em trabalho de parto e necessita de urgentes cuidados médicos. A figura de Licurgo como chefe político e de família é questionada especialmente por sua cunhada Maria Valéria, que nutre por ele um amor reprimido.


A dramaturgia da obra literária de Erico Verissimo foi construída por alunos do Departamento de Arte Dramática da UFRGS (DAD) que integram o Grupo Cerco. A diretora Inês Alacaraz Marocco é professora do DAD e desenvolve intensa atividade artístico-acadêmica. Foi uma das criadoras do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de.Santa Maria (UFSM) assim como do T.E.U (Teatro Experimental Universitário) composto por alunos daquela universidade (Curso de Artes Cênicas e outros) e pela comunidade em geral. É doutorada pela Universidade de |Paris 8 em “Estudos Teatrais e Coreográficos” e formada pela prestigiada escola internacional de teatro Jacques Lecoq em Paris, França.

Integram o elenco de O Sobrado Anildo Michelotto, Celso Zanini, Elisa Heidrich, Filipe Rossato, Isandria Fermiano, Kalisy Cabeda, Luís Franke, Manoela Wunderlich, Marina Kerber, Martina Fröhlich, Mirah Laline, Philipe Philippsen, Rita Maurício e Rodrigo Fiatt. O cenário é de Élcio Rossini e os figurinos de Rô Cortinhas. O espetáculo ganhou o 4º Prêmio Braskem em Cena de Melhor Espetáculo pelo Júri Oficial e Popular e o Prêmio Açorianos de Teatro de melhor direção, melhor ator coadjuvante e melhor dramaturgia, além do Troféu RBS Cultura de melhor espetáculo pelo Júri Popular.


Em todas as cidades onde o espetáculo será apresentado, a atriz Isandria Fermiano irá realizar a oficina “Fazendo Cena”. A partir de um encontro lúdico com o grupo, os oficinandos irão realizar diferentes exercícios teatrais, quando poderão desenvolver a capacidade de integração e jogo. A oficina é destinada a pessoas a partir de 15 anos. São oferecidas 20 vagas.


O projeto Lâmpada Mágica irá percorrer 26 municípios gaúchos em sua 11ª temporada, apresentando 16 espetáculos até o mês de novembro sempre com o objetivo de levar ao público uma programação da melhor qualidade. Também em setembro, a garotada irá assistir ao musical infantil Os Saltimbancos, com direção de Ronald Radde, em Santa Maria, Santiago, Agudo e Cachoeira do Sul. Nos próximos meses, a programação irá contar com a peça O Equilíbrio, o espetáculo de dança Tablao e os espetáculos infantis Encantadores de Histórias e Jogo de Memória.


Ao longo de sua trajetória, o projeto Lâmpada Mágica levou ao público de 57 cidades gaúchas 81 grupos de teatro e de dança para todas as idades. Foram 754 apresentações para 274.978 espectadores. Durante as turnês, atores, bailarinos e diretores desenvolvem oficinas promovendo a troca de experiências, um estímulo à transformação e ao crescimento das comunidades através da arte e do conhecimento. O projeto tem o apoio da República das Ideias e da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

SERVIÇO

O Sobrado – a peça

14 de setembro (terça-feira), 20h - NOVO HAMBURGO - Teatro Paschoal Carlos Magno (Rua Engenheiro Inácio Cristiano Plangg, 66)
15 de setembro (quarta-feira), 20h - CAMPO BOM – Centro de Educação Integrada (Avenida dos Estados, 1080)
16 de setembro (quinta-feira), 20h - MONTENEGRO – Teatro Roberto Atayde Cardona (Rua Capitão Cruz, 2150)
17 de setembro (sexta-feira) , 20h - SAPIRANGA – Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck (Rua 7 de Setembro,766)

Oficina “Fazendo Cena”

14 de setembro (terça-feira), 15h - Novo Hamburgo, Centro Municipal de Cultura (Rua Engenheiro Inácio Cristiano Plangg, 66 - sala 31)
15 de setembro (quarta-feira), 15h - Campo Bom – Centro de Educação Integrada (Avenida dos Estados, 1080)
16 de setembro (quinta-feira), 15h - Montenegro – Fundarte (Rua Capitão Porfírio, 2141)
17 de setembro (sexta-feira), 15h - Sapiranga - Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck (Rua 7 de Setembro,766)

Comentários

Postagens mais visitadas