Hospital Independência da Ulbra pode reabrir em até 30 dias

Uma reunião, nessa tarde, definiu, oficialmente, a reabertura do Hospital Independência, da Ulbra, em Porto Alegre. A Comunidade Evangélica Luterana São Paulo (Celsp) se comprometeu em reativar a instituição em, no máximo, 30 dias. Segundo o acordo firmado entre a Ulbra, OAB/RS, Simers e Cremers, 60% dos 97 leitos do hospital vão se destinar ao atendimento via SUS e os outros 40% para atendimento particular.

Foram garantidos os recursos necessários para a reabertura. O Governo do Estado prorrogou para até o fim do ano que vem o tempo de repasse dos R$ 150 mil mensais para a instituição. Na primeira oferta, o Estado havia garantido o repasse apenas até o fim deste ano. Além disso, a Prefeitura de Porto Alegre garantiu os R$ 550 mil oferecidos.

Amanhã, uma reunião entre as entidades e representantes do Ministério da Saúde, em Brasília, pode trazer novas definições. De acordo com o Coordenador da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS, Ricardo Breier, a expectativa é de que a União ofereça aporte financeiro para que os 40% dos leitos do Independência também passem a ser destinados para atendimento pelo SUS e administrados pelo Grupo Hospitalar Conceição.

Já a situação do Hospital Luterano segue indefinida. No encontro de hoje, o presidente da Celsp, Augusto Ernesto Timm Neto, admitiu que a intenção da Ulbra era reabrir 100% de leitos em regime de atendimento particular, já que a Justiça Federal de Canoas emitiu a certidão negativa de débito para a universidade. A proposta causou revolta nos representantes do Sindicato Médico e do Conselho Regional de Medicina. O impasse em torno do Luterano, também deve ser discutido, amanhã, com o Ministério da Saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas