Funcionários do Hospital Beneficiência Portuguesa entram em greve na semana que vem


Funcionários do Hospital Beneficência Portuguesa decidiram, nessa tarde, entrar em greve a partir da quarta-feira que vem. De acordo com o Sindisaúde, os funcionários de nível médio não permitirão a entrada de novos pacientes na instituição. O grupo equivale a 70% do corpo funcional, com exceção dos médicos e enfermeiros de alto padrão.

Os cerca de 200 funcionários têm salários atrasados desde julho, sem depósito do FGTS, INSS e férias. A instituição alegou que não ter como honrar o compromisso com os funcionários por não estar recebendo o repasse de verbas da Prefeitura de Porto Alegre. De acordo com o diretor jurídico do Sindisaúde, Gilmar França, enquanto as emergências seguem lotadas na capital, o município deixa de repassar pacientes do SUS para a instituição que, segundo ele, tem pelo menos 100 vagas disponíveis.

A Secretaria Municipal de Saúde da Capital exige mudanças na gestão da instituição para retomar o repasse de verbas. No final do mês passado, representantes da Secretaria e do Conselho de Administração da instituição hospitalar se reuniram para acertar os detalhes da mudança, que incluiu a nomeação dos três futuros administradores da instituição. O hospital vem enfrentando problemas financeiros desde maio de 2009. O presidente do Hospital Beneficência Portuguesa, Eraldo Martins, não pretende deixar a direção da instituição alegando que foi eleito pelo Conselho de Administração e que o mandato termina só no ano que vem.

Comentários

Postagens mais visitadas