Estado adverte os gaúchos para o risco de mais uma epidemia de dengue


O Centro Estadual de Vigilância em Saúde confirmou que o Rio Grande do Sul está em alerta para mais uma possível epidemia de dengue no verão. O coordenador do orgão, Francisco Paz, explicou a circulação do mosquito na região Metropolitana é um dos principais motivos de preocupação. Desde maio, foram 17 casos confirmados em Porto Alegre. Paz afirmou, hoje, que uma epidemia na Grande Porto Alegre, onde circulam mais de três milhões e meio de pessoas, pode acarretar em mais de 100 mil doentes e o caos no setor de saúde.

Outra preocupação é a de que o vírus circule nos 40 municípios da região Noroeste do Estado, onde na última epidemia, mais de quatro mil pessoas foram infectadas. Ijuí ultrapassou o número de três mil pessoas doentes. No próximo dia 13 de setembro, um encontro entre representantes de saúde dos municípios do Nordeste e da Secretaria Estadual vai definir novas ações de combate a uma futura nova epidemia.

Franciso Paz avaliou que os esforços para evitar um novo surto de dengue no estado se dividem em três frentes. A primeira é auxiliar o sistema de saúde das regiões metropolitana e Noroeste na preparação de um plano de contingência para atendimento emergencial, em caso de epidemia. A segunda é intensificar as medidas do controle do plano de prevenção a dengue, que incluem a erradicação dos focos de circulação do Aedes aegypti. E por fim, uma campanha de concientização da população para evitar a proliferação do vírus.

Na última epidemia de dengue no Rio Grande do Sul, os médicos do CEVS confirmaram um quadro de 4.588 casos notificados, 115 importados e 656 autóctones (contraídos dentro da cidade) em 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas