Confirmada em Mariana Pimentel a maior apreensão de cocaína da história da Polícia Civil gaúcha


O Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) confirmou, no início da tarde, ter feito, nessa madrugada, a maior apreensão de cocaína da história da Polícia Civil gaúcha. Foram encontrados 354 quilos da droga armazenados em tonéis e enterrados debaixo de uma árvore, em um sítio no interior de Mariana Pimentel, no Centro-Sul do Estado. Dois homens foram presos, entre eles, o traficante Edenilson Rebelo da Silveira, de 42 anos, conhecido como "Baleia". O criminoso foi detido dentro de casa, no centro de São Leopoldo. Também foi preso o caseiro do sítio, Cláudio Félix da Silva. Duas armas foram apreendidas.

As investigações começaram há cerca de três meses, quando a Polícia recebeu informações sobre a existência da quadrilha. A cocaína vinha de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, entrava no Estado por Santa Catarina e era levada, via BR-290, para o sítio em Mariana Pimentel. Lá, a droga era processada em um laboratório e depois transportada para Porto Alegre, região Metropolitana e cidades do Interior gaúcho, como Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Pantano Grande. De acordo com o delegado Luiz Fernando Martins Oliveira, o quadrilha transportava o entorpecente dentro de carros supostamente danificados, em cima de guinchos.

A droga era revendida especialmente na Vila Cruzeiro, na Capital. De acordo com a Polícia, pelo menos outras 10 pessoas podem estar envolvidas com a quadrilha. "Baleia" era o líder do grupo, já que intermediava o contato com traficantes bolivianos. Segundo o delegado, o bando pagava os fornecedores da Bolívia com dólares. Por isso, a Polícia vai checar, agora, a ligação do traficante gaúcho com uma casa de câmbio no sul do Estado. O dinheiro do tráfico era "lavado" através da compra de carros usados.

Comentários

Postagens mais visitadas